28 novembro 2005

Nikita

#1 É sempre ótimo rever o original de Nikita - 1990, de Luc Bresson, antes de mergulhar na série hollywoodiana. Esta, uma refilmagem do filme francês, feita por John Badham (A Assassina, 1993).

A versão nova, La Femme Nikita, baseada no original francês, tem uma trilha bonita:, Hednoize; Morphine; Morcheeba e o excelente Depeche Mode, mas a diferença do olhar é clara. Com a trama à frente do filme, a versão americana dá um passo na direção dos best selers da tv fechada. A loira do filme, sem a delicadeza de uma Anne Parillaud, tem mais intimidade com a pistola do que com a personagem. O sucesso de algumas séries parece ser a ausência de uma sensualidade sofisticada, assim como foi sofisticada a leitura de Luc Bresson de uma Nikita, criada para matar de prazer. A Nikita paga por assinatura não é histérica; não cansa do salto alto; não se assusta com a arma que usa tão bem; não sabe o que não fazer; não chora; não mata. Não é doce. Tio Sam prefere mulheres sem gosto.

#2 Terminei o arrebatador De fato e de ficçãoEnsaios contra a corrente, do Gore Vidal. Aliás, vi um filme chamado Gattaca, em que ele trabalha como ator. ...

,.